AVOCADO TOAST DA PATI

Ingredientes

TOMATE CONFIT

300g de tomate cereja

Azeite de oliva para cobrir

1/2 colher (chá) de sal

Manjericão e tomilho a gosto

2 a 3 dentes de alho descascados

 

MAIONESE DE AVOCADO

3 avocados maduros

1 dente de alho

1/2 colher (chá) sal

1 colher (sopa) mostarda dijon

1/4 xícara de azeite

 

FINALIZAÇÃO

2 fatias de pão integral de fermentação natural

100g de cogumelos frescos shiitake e paris

Azeite do confit para grelhar

Modo de Preparo:

TOMATE CONFIT

Coloque os tomates em uma assadeira pequena, cubra com azeite e adicione os outros ingredientes.

Leve ao forno a 130ºC de 40 min à 1 hora.

Guarde em pote fechado na geladeira e utilize o azeite aromatizado em outros preparos.

 

MAIONESE DE AVOCADO

Bata todos os ingredientes no processador até obter um creme homogêneo.

Reserve.

 

FINALIZAÇÃO

Higienize os cogumelos com pano ou papel-toalha úmido. No caso do shiitake, retire o talo e guarde para utilizar em outro preparo.

Grelhe-os em uma frigideira quente, com um fio de azeite, até dourarem. Reserve.

Toste o pão com azeite, espalhe a maionese de avocado, os cogumelos e os tomates. Sirva-o!

 

NUTRIENTES E BENEFÍCIOS

Por Aline Quissak, nutricionista e pesquisadora científica @nutri_secrets

 

Alimentos principais terapêuticos: Abacate, tomate cereja e cogumelos

 

Abacate

Apesar de ouvirmos que o abacate é calórico, devemos lembrar que a nutrição vai além das calorias. Ainda mais se estamos falando de calorias do bem para dar energia, ajudar na disposição, na imunidade e no nosso humor.
O abacate é considerado um dos alimentos mais saudáveis que existem. Eles são ricos em nutrientes anti-inflamatórios que auxiliam desde a saúde do coração, a depressão, saúde de pele e cabelos, quanto um ótimo alimento para o intestino preso e a artrite.

Algumas curiosidades:

Dietas que são moderadamente ricas em gorduras saudáveis ​​- especialmente gordura monoinsaturada, ou MUFAs como as que contém no abacate - são conhecidas por bloquear o acúmulo de placas de gorduras nas artérias de forma mais eficaz do que dietas ricas em carboidratos que aumentam a insulina. Além do teor de gordura, a fibra do abacate e a presença de compostos como o chamado beta-sitosterol, magnésio e potássio também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e a pressão arterial.

 

Tomate Cereja

De acordo com o Departamento de Ciências dos Alimentos da Universidade Estadual da Carolina do Norte, em relação a um estudo sobre a nutrição do tomate, “O tomate é rico em licopeno, beta-caroteno, ácido fólico, potássio, possui um bom teor de vitamina C, flavonóides e vitamina E."

O tomate também inclui um pouco de niacina, ácido pantotênico, colina, betaína, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre.

Considerado um alimento com alto teor de antioxidantes e uma das melhores fontes do fitonutriente chamado licopeno no mundo.

O licopeno é o que dá essa cor vermelhinha ao tomate e sua função na nossa saúde está ligado ao aumento da imunidade e à redução do risco de câncer.

O licopeno tem efeitos benéficos bem pesquisados ​​quando se trata de retardar o crescimento de tumores cancerígenos. Mas para isso precisamos ajudar nosso corpo a absorver bem esse antioxidante. E isso só é possível quando aquecemos o tomate, então o licopeno é ativado. Além disso se colocarmos azeite de oliva extra virgem potencializamos o transporte desse composto terapeutico no nosso sangue em até 42%

Na Receita de hoje isso foi bem, tomates aquecidos e regados no azeite. Saúde e sabor juntos.

 

Cogumelos

Os cogumelos também são alimentos antiinflamatórios e contém altos níveis de compostos de beta-glucanas que mantêm as células do sistema imunológico alertas, além de um poderoso antioxidante chamado ergotioneína, que ajuda a diminuir a inflamação em todo o corpo.

O uso medicinal de cogumelos tem uma tradição muito longa nos países asiáticos que remonta a milhares de anos. Na China, por exemplo, certos tipos têm representado historicamente "uma combinação de potência espiritual e essência de imortalidade".

Graças aos seus efeitos antitumorais, antimicrobianos e antioxidantes, de acordo com estudos recentes, os compostos anticancerígenos encontrados nos cogumelos desempenham um papel crucial na proteção contra o evelhecimento causado por toxinas da poluição, má alimentação e medicamentos em excesso e auxiliam na eliminação das células cancerosas para prevenir a formação de tumores.

Isso significa que os nutrientes dos cogumelos podem ajudar a bloquear os ‘machucados’ ao DNA ajudar na proteção das células saudáveis ​, melhorando a capacidade do corpo de se desintoxicar de substâncias perigosas.

De acordo com um relatório de 2020 publicado na revista Molecules, os cogumelos contêm compostos e substâncias complexas com efeito "antidiabético, diminuição de colesterol, antifúngico, antiinflamatório, imunomodulador, antioxidante, antienvelhecimento, anticâncer, antiviral e hepato- efeitos protetores ”.

Comer mais cogumelos é uma forma de diminuir os níveis de colesterol naturalmente. Muitos tipos de cogumelos ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL “ruim” e diminuem a formação de trombos.