EDIFÍCIO DE PANQUECAS

Ingredientes
INGREDIENTES DA MASSA
1 banana
2 colheres de aveia
1 ovo
1 colher de sopa cacau em pó 70%
RECHEIO E GUARNIÇÃO
1 banana
4 morangos
½ manga
50 g nozes
COBERTURA
1 barra de cacau 70% (cerca de 80 g)
2 colheres de azeite de oliva
Modo de Preparo:
PREPARO
Bata os ingredientes da massa em um bowl, coloque a massa na frigideira (antiaderente) em fogo médio até formar bolhas na superfície, vire as panquecas e aguarde 3 minutos.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria, desligue o fogo e acrescente as 2 colheres de azeite de oliva, misture bem até obter um creme liso.
Pique os ingredientes do recheio (banana e morango) e deixe a manga cortada para decorar a panqueca. Pique as nozes e reserve, usaremos na finalização.
FINALIZAÇÃO
Primeiro, posicione a panqueca, banana picada, chocolate derretido.
Cubra com a segunda panqueca, e sobre ela, adicione o morango picado e o chocolate derretido.
Adicione a terceira panqueca, morangos para decorar, chocolate derretido e então por fim, salpique nozes picadas sobre tudo.
Para guarnecer, cubos de manga ao lado da panqueca.
INFORMAÇÕES SOBRE NUTRIENTES E BENEFÍCIOS
Por Aline Quissak, nutricionista e pesquisadora científica.
A alimentação possui uma relação intima com nosso bem-estar físico e emocional. Ao passarmos por situações desafiadoras nosso corpo reage a esses estímulos de diversas formas e uma dessas formas é buscar na alimentação um escape para os sentimentos. Existem duas situações em que essa vontade pelo alimento se manifesta: a emocional e a hormonal.
A hormonal ocorre quando estamos sob estresse, que é causado por um aumento de cortisol o famoso hormônio do estresse.
Normalmente há picos de cortisol após o almoço e ao final da tarde. Quando ocorre esse aumento hormonal o corpo busca se equilibrar por meio do hormônio de bem-estar (serotonina) gerando o desejo por uma comida específica (fonte de prazer).
Sabia que a alimentação terapêutica pode ajudar contra o estresse:
Precisamos abaixar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse: de preferência alimentos ricos em vitamina C como goiaba, kiwi, acerola, morango, caju, caqui, laranja, limão.
Consumir alimentos ricos em cálcio e magnésio (Folhas verde escuras, gergelim, banana, abacate e queijos).
Um alimento importante é a Aveia, pois é rica em beta glucanas, um tipo de fibra que ajuda na captura de toxinas causadas pelo estresse.
Alimentos ricos em quercetina como maçã e tomate cereja.
Chás calmantes como melissa, camomila, erva doce e lavanda.
Alimentos que ajudam a promover a serotonina, hormônio do bem-estar e da felicidade: banana, abacate, aveia, grão de bico, cacau e chocolate 70%.
Já os alimentos ricos em ômega 3 como chia, nozes, linhaça e peixes ajudam a melhorar o bom humor.
Enquanto os ovos ajudam nas vitaminas do complexo B que melhoram o humor, foco, concentração e imunidade que são afetados pelo estresse.
E a estrela no combate ao estresse é o nosso amado chocolate: o cacau e os chocolates com alto teor de cacau conseguem melhorar a serotonina e também regular a pressão alta e a diabetes que podem ser causados pelo estresse, além de ajudar a evitar problemas do coração como trombos e AVC também gerados por uma vida intensa de estresse. O cacau também melhora o foco, concentração e a produtividade que são afetadas pelo estresse. Que tal um chocolate de boa qualidade para ajudar nas emoções?
Como podemos ver a receita ganhadora teve os ingredientes terapêuticos que a nutri comentou e também devido ao horário do pico do nosso hormônio do estresse ser entre 16h e 18h, por isso nossos médicos fizeram uma opção de receita que pode ser usada no café da tarde ajudando no pico do hormônio do estresse.